9 Erros que podem prejudicar a saúde do seu gato

Gatos são famosos por serem independentes e exigirem pouca manutenção. Mas isso não significa que vale tudo! Para garantir a felicidade e bem-estar do seu felino, é preciso saber o que fazer (e o que evitar).

Quando os donos de gatos não entendem a natureza e as necessidades dos bichanos, acabam cometendo erros que podem afetar a saúde e o bem-estar deles. 

Os erros que os tutores de gatos costumam cometer e que prejudicam o bem-estar dos felinos vão desde a alimentação e brincadeiras até a hidratação. Mas estes são os nove erros mais comuns:

  1. Alimentação inadequada: Dietas que não cobrem as necessidades nutricionais do gato, como comida vegetariana (eles são carnívoros estritos) ou ração canina, podem causar problemas de saúde como atrofia da retina ou cardiomiopatia. Alguns alimentos humanos podem causar problemas digestivos ou intoxicação, como chocolate, alho, cebola, abacate ou brócolis. Por isso, é essencial investir em uma alimentação balanceada e nutritiva como as linhas da Baxi Foods. 

 

  1. Falta de hidratação adequada: Os gatos descendem de animais de ambientes desérticos, então eles têm uma grande capacidade de concentrar a urina, o que os deixa propensos à desidratação. É necessário ter água fresca sempre à disposição e oferecer sachês de comida úmida especial para gatos. Esse tipo de alimento é menos calórico que a ração seca e ajuda na prevenção da obesidade, que pode causar doenças como diabetes felina.

 

  1. Favorecer o sedentarismo: Os gatos precisam de atividade física para estimular o instinto de caça e evitar problemas comportamentais e estresse. É uma boa ideia ter acessórios para brincadeiras (como brinquedos tipo varinha de pesca com penas), arranhadores e áreas elevadas de descanso (plataformas ou árvores para gatos).

 

  1. Normalizar o vômito: O vômito pode indicar intolerância alimentar, tumores digestivos ou inflamação intestinal. Por isso, é aconselhável consultar um veterinário. Nem todos os sintomas gastrointestinais devem ser atribuídos a bolas de pelo; um gato saudável de pelo curto não deve vomitar com frequência.

 

  1. Brincadeiras agressivas: Evite brincadeiras violentas, como bater palmas para o gato brincar de “pegar”, para prevenir comportamentos agressivos e ferimentos. Essa brincadeira estimula o bichano a acreditar que mãos ou pés são presas, por isso é melhor usar brinquedos específicos.

 

  1. Ignorar a importância de vacinas e vermifugação: Mesmo que o gato nunca saia de casa, ele pode contrair parasitas internos que também afetam os seres humanos. Por isso, é essencial manter o bichano em dia com vacinas e vermifugação.

 

  1. Não levar o gato ao veterinário por medo de estresse: Existem maneiras de minimizar o nervosismo do seu gato durante a consulta, como o uso de feromônios relaxantes. Converse com o seu veterinário sobre a melhor estratégia para deixar seu bichano mais tranquilo durante a consulta.

 

  1. Negligenciar o controle de peso: Detectar rapidamente a perda ou ganho de peso é essencial para identificar possíveis doenças. É recomendável pesar o seu gato regularmente e anotar qualquer alteração.

 

  1. Confundir tosse com bolas de pelo: Na verdade, a tosse pode ser um sintoma de bronquite ou problemas cardíacos que precisam de tratamento imediato.

Ao fornecer uma alimentação saudável e balanceada, rica em nutrientes específicos para os felinos, a Baxi Foods contribui para o bem-estar do seu gato. 

Conheça nossas linhas de produtos e encontre a melhor opção para o seu amigo!

Fonte: https://english.elpais.com/lifestyle/2023-11-03/nine-mistakes-that-can-harm-your-cats-health-normalizing-vomiting-or-confusing-coughs-with-hairballs.html

Compartilhe

Você também pode gostar: